Cátia Antunes

Nasci em Cascais em Dezembro de 1982, filha de Angolanos. Sou mãe, esposa, defensora de uma medicina integrativa para um mundo melhor e apaixonada pela natureza e tudo o que esta de fantástico tem para nos oferecer.

Iniciei a minha formação superior em Naturopatia, na instituição Estudos Avançados de Naturologia (antiga Escola Superior de Ciências Naturais e Homeopáticas) logo após terminar o ensino secundário, tendo ao longo deste curso, e durante quatro intensos anos de estudo, aprendido muito sobre Naturopatia e Saúde.

Valorizando e considerando como importante para a complementaridade da minha formação o domínio de uma técnica de massagem, enquanto futura Naturopata, decido iniciar, no decorrer do curso de Naturopatia, uma especialização de dois anos em Shiatsu.

Após o términus da minha formação em Shiatsu, tive desde logo a oportunidade de trabalhar com esta interessante técnica terapêutica, tendo sido convidada pelo professor japonês (Dr. Mitusuharu Tsuchia) a trabalhar na sua clínica e ainda a lecionar, primeiro como professora assistente, posteriormente como responsável, a cadeira de Shiatsu integrante do curso Superior de Naturopatia lecionado nos Estudos Avançados de Naturologia.

No quinto ano realizei um estágio de especialização na área de Fitoterapia no qual fiz investigação em plantas medicinais e legislação da Fitoterapia em Portugal.

Interessando-me igualmente pela vertente clínica da profissão, a outra metade do estágio foi realizada em consultas de Naturopatia. Durante este estágio, tomei também conhecimento de uma inovadora ferramenta terapêutica, a qual ainda hoje utilizo na minha prática clinica, e na qual me especializei e é esta a Medicina Quântica ou Biorressonância (através do sistema SCIO). Tenho vindo a desenvolvê-la e a praticá-la ao longo dos anos e para tal realizei inúmeras formações internacionais, nomeadamente em Espanha, na Hungria e na Suécia.

Este sistema de Biorressonância ou  Medicina Quântica revelou-se numa poderosa ferramenta de análise, e tratamento, que inserida e coadjuvada na minha consulta de Naturopatia que envolve a introdução de mudanças alimentares e de estilo de vida, fitoterapia e homeopatia, permitem o sucesso terapêutico no tratamento que realizo aos meus pacientes.

Mantenho até hoje essa mesma estratégia em consulta, aplicando a cada caso clínico aquilo que melhor conduzir o paciente à saúde.

Ter lecionado como professora assistente fez-me descobrir também uma outra paixão – a partilha de conhecimentos. Por ter sido tão bem sucedida no ensino o meu entusiasmo levou-me a ser convidada para dar formação em cursos profissionalizantes de Shiatsu, tendo chegado inclusivamente a ser a coordenadora dos cursos prático-profissionalizantes na minha outrora instituição de ensino.

O Shiatsu levou-me também a dedicar uma boa parte do meu percurso a dar workshops em Portugal e Espanha.  

Por sentir que o ensino e a formação iriam de alguma forma fazer parte da minha carreira, optei por fazer um curso de formação de formadores, o que intensificou ainda mais o gosto por partilhar conhecimento com os outros e no qual adquiri várias ferramentas que vieram a tornar as aulas ainda mais entusiasmantes.

Após a obtenção do CAP surge de imediato o convite para dar formação aos colaboradores de uma empresa líder de mercado em Portugal. Fi-lo durante 2 anos com os temas “Estratégias para o Bem-Estar Físico e Psicológico” e “Liderança, Motivação e Trabalho em Equipa”, utilizando para tal os conhecimentos da Naturopatia que promovem um estilo de vida saudável e feliz.

A prática clínica, como é habitual nesta área, começou por ser em várias clínicas a dar consultas nas minhas áreas de formação, até que sou desafiada para estar à frente de um projeto onde medicina complementar e convencional pudessem funcionar em sinergia. Aceitei e desde então coordeno a Cascais Clinical Center, outrora chamada de Clínica Da Vinci, local onde exerço as consultas. Esta clínica tem uma equipa multidisciplinar que me permite oferecer ao paciente o que ele precisa para tratar devidamente a sua condição de saúde. Entre 2017 e 2019 abri este projecto em Luanda, Angola, que foi um enorme desafio e um enorme gosto, pois conseguir dar alguma pedagogia clínica sobre um estilo de vida saudável é uma imensa necessidade na sociedade angolana hoje em dia. Priorizar a vida familiar, fez-me a mim e a o meu marido decidirmos largar os projectos em Angola.

No inicio da minha vida profissional dei entrada numa pós graduação em Homeopatia Clássica, em Londres, Regent’s College.

É pois este o percurso académico, pessoal e profissional que hoje me permite ter uma abordagem ao tratamento dos meus pacientes que, felizmente, e graças também à equipa que comigo trabalha, ter sucesso no tratamento das diversas patologias de que padecem as pessoas que me procuram.

Para além de tudo isto, tenho dois “filhos literários”, “365 dias com Saúde” e “Fast Food, Fast Life, Fast Cancer” e com intenção de escrever um terceiro livro de nome “Crianças Sem Químicos”.

Porque a pesquisa, a investigação e a necessidade de saber mais sobre a vida, a saúde e a doença, actualmente sou aluna de um mestrado em “Saúde Quântica, Felicidade e Prosperidade” na Universidade de Tecnologias de Jaipur na India bem como me encontro a fazer um doutoramento orientado pelo Professor Amit Goswami sobre a explicação da ação homeopática.

Outubro 2020
Abril 2020
Março 2020
Aluna de PhD orientado pelo físico Amit Goswami
Oradora em conferência de saúde Maio 2019
Apresentação do livro 365 em Luanda
Fevereiro 2018
Fevereiro 2018
Fevereiro 2018
Fevereiro 2018
Dezembro 2017
Outubro 2017
Setembro 2017
Agosto 2017
Workshops Comida Saudável Agosto 2017
Junho 2017
Maio 2017